sexta-feira, 28 de maio de 2010

Apresentação


Olá, cibernautas...
No âmbito da disciplina de Área de Projecto, no ano lectivo de 2009/2010, nós, cinco cabeças pensantes, da turma E do 12ºano, propusemos-nos a desenvolver um projecto relativo à Delinquência juvenil, um problema tão em voga no mundo actual que descarta apresentações.
Assim, e de acordo com o nosso curioso interesse por este tão complexo universo, decidimos iniciar um estudo relativo à criminalidade juvenil na Escola Secundária de Vila Real de Santo António.
Com este objectivo, fomos devidamente orientados pela professora responsável, a professora Ângela Luís, e pelo Doutor Azevedo, psicólogo responsável pelo SPO.
Iniciámos o estudo com a realização de um inquérito, o chamado A-D, que previa analisar os comportamentos da comunidade escolar a nível do seu grau anti-social e de delinquência.
Mais tarde, e analisados os dados recolhidos, iniciámos um estudo mais particular através de entrevistas que realizámos tanto à persectiva exterior de uma pessoa que acompanhou um recluso, como a um ex-recluso que se disponibilizou para actuar no alargamento dos nossos conhecimentos relativamente à vida no interior de um estabelecimento prisional. Por fim, e como não poderíamos deixar de referir, realizámos uma entrevista ao subcomissário da PSP de VRSA, com o objectivo de conhecermos o cenário de criminalidade juvenil na cidade, de sabermos os ilícitos mais cometidos, bem como as possíveis causas e a própria actuação das autoridades perante os jovens transviados.
Concluindo, pretendemos com este blog dar-te a conhecer um pouco da realidade que envolve a nossa escola, a nossa cidade e o nosso país.
Pensa duas vezes, observa, analisa e compreende que os caminhos a percorrer estão sempre nas tuas mãos e cabe-te a ti decidir qual o melhor e qual o futuro que pretendes atingir.
Bem haja!


Isa Duarte
Miguel Conceição
Rafaela Oliveira
Sónia Palma
Susana Martins

2 comentários:

  1. MUITO BOA INISIATIVA PARABENS

    ResponderEliminar
  2. ola a todo, o meu nome é paula cruz, sou de setubal e gostava de vos fazer uma proposta. estou na faculdade a falar exactamente sobre a delinquência juvenil e gostava de vos entrevistar, via net. nao sei as vossa idades mas gostava de contar convosco. dêem uma resposta urgente para o facebook: www.facebook.com/paula.amg.cruz/ e deixem mensagem a identificar-vos... adorava contar com a vossa participação. obrigada

    ResponderEliminar