É perante esta realidade tão dramática com que nos debatemos no dia-a-dia que surgiu em nós o interesse por interpretá-la e desmembrá-la de modo a sintetizar e a ilustrar o cenário de criminalidade juvenil na nossa escola.
Introspectiva Psicológica
«Este breve estudo realizado pelos alunos do 12º ano Turma E, teve como intuito perceber porque é que existem jovens que ultrapassam as normas sociais, caindo muitas vezes em situações que se tornam completamente anti-sociais e/ou mesmo em comportamentos pré-delinquentes.
A ténue linha que separa um comportamento anti-social de um comportamento delinquente é por vezes muito frágil, tendo que ser analisado a nível jurídico, da psicopatologia e da sociologia. Porém, se um comportamento «anti-social» pode ser aceite pela comunidade juvenil, um comportamento delinquente leva a que essa mesma comunidade rejeite esse jovem e o ostracize, pondo-o de lado na maior parte das outras actividades. Todavia, ele é visto como aquele que faz frente à «autoridade», autoridade essa, que impõe normas de conduta que lhe parecem rígidas, ao contrapô-las com o ambiente que é vivido no seu meio familiar e social. »
José Azevedo, Psicólogo do SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) da
Escola Secundária de Vila Real de Santo António
A ténue linha que separa um comportamento anti-social de um comportamento delinquente é por vezes muito frágil, tendo que ser analisado a nível jurídico, da psicopatologia e da sociologia. Porém, se um comportamento «anti-social» pode ser aceite pela comunidade juvenil, um comportamento delinquente leva a que essa mesma comunidade rejeite esse jovem e o ostracize, pondo-o de lado na maior parte das outras actividades. Todavia, ele é visto como aquele que faz frente à «autoridade», autoridade essa, que impõe normas de conduta que lhe parecem rígidas, ao contrapô-las com o ambiente que é vivido no seu meio familiar e social. »
José Azevedo, Psicólogo do SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) da
Escola Secundária de Vila Real de Santo António
Assim, procedemos à aplicação do questionário A-D que tem como objectivo analisar o grau anti-social e de delinquência de um indivíduo.
Associado a afirmações, de resposta Sim/Não, tais como "Cabular num exame ou teste, fazer batotoa nuam competição importante, divulgação de resultados, entre outros.", "Pregar partidas aborrecidas a pessoas, como empurrá-las ou fazer qualquer tipo de outras acções que possam colocar em causa a sua integridade física.", "Transportar e utilizar uma arma,faca ou navalha, para o caso de se envolver em alguma briga" e "Planear com antecedência entrar numa casa/vivenda etc para roubar ou tirar as coisas de valor", demos início ao estudo comportamental dos alunos da nossa comunidade escolar.
eu fiz exe maldito kestionarioooo
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