sexta-feira, 28 de maio de 2010

A explosão da Criminalidade Juvenil

# «Em 2005, a PSP registou um aumento de quase 7% da criminalidade juvenil, e a PJ investigou mais casos de assaltos à mão armada com adolescentes. A situação é preocupante!»
-
# «O crime está a mudar em Portugal. De acordo com as autoridades policiais, tem novas características: mais violência e mais jovens em idades muito precoces, dos 12 aos 16 anos a praticá-lo.»
-
# «Antes, os agressores estudavam os alvos e planeavam os actos, tentando diminuir os riscos. Agora partem para os actos com o que chamam “fezada”.»
-
# «A maioria destes jovens provê de bairros degradados, sujeitos a fenómenos de imigração, marginalização, de famílias disfuncionais, em que falha a supervisão, com percursos escolares problemáticos e de baixas habilitações profissionais»
-
# «São adolescentes que encontram no mundo do crime tudo o que sonham, até valorização social»
-
# «Portugal tem perto de 8600 jovens organizados em 'gangs', os quais vivem essencialmente nas periferias e em 'territórios' onde a Polícia não tem acesso»



Estes são alguns dos fenómenos que nos levaram a debruçar sobre esta temática, dada a explosão de criminalidade na juventude portuguesa.
É de facto um problema constante e em progressivo crescimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário